AGERGS promove pesquisa sobre a qualidade dos serviços públicos no RS

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A pesquisa dos usuários voluntários, que são os cidadãos consumidores cadastrados para ajudar na fiscalização dos serviços básicos do Estado, é realizada anualmente pela AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – e geralmente é enviada via correspondência física. A partir deste ano de 2020, o formulário passará para o formato digital, visando à adesão de mais usuários para a melhoria dos serviços prestados à população.

Dividido em cinco categorias, o questionário aborda perguntas sobre estações rodoviárias, transporte intermunicipal de longo curso, saneamento básico, transporte hidroviário e transporte metropolitano. Para cadastrar-se e contribuir, clique aqui.

Criação

A figura do Usuário Voluntário foi criada a partir da Lei Estadual n 11.075, de 06 de janeiro de 1998, que criou o Código Estadual de Qualidade dos Serviços Públicos. O cadastramento dos usuários voluntários iniciou em 10 de setembro de 1998, através da realização de uma audiência pública, buscando o engajamento da população.

Em dezembro de 1998, quando contava com aproximadamente 500 usuários voluntários, foi realizada a primeira consulta com os usuários voluntários e, a partir de 2002, já com 3.900 inscritos, a AGERGS vem realizando anualmente, de forma sistemática esta consulta sobre a qualidade dos serviços públicos delegados. Atualmente, a AGERGS conta com aproximadamente 4.800 Usuários Voluntários cadastrados.

Os Usuários Voluntários estabelecem um canal de comunicação personalizado com a Ouvidoria da AGERGS, pois as reclamações, sugestões e críticas enviadas consistem em importante subsídio para fixação dos indicadores de qualidade estabelecidos pela Agência,
bem como para o desenvolvimento do conceito de tarifa módica.

Ouvidoria:
0800 727 0167 – Energia
0800 979 0066 – Demais áreas