ABAR participa do 32º Congresso da ABES

290

O presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, representou a entidade no 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O evento reuniu, entre os dias 21 e 24 de maio, autoridades dos setores público e privado, especialistas, profissionais das diversas áreas abrangidas pela atuação da ABES.

Na solenidade de abertura do evento, Benevides lembrou que a ABAR tem entre seu quadro de associados agências que regulam 90% dos serviços de saneamento do país. Reforçou o desafio que representam as desigualdades regionais e sociais para a tarefa de universalizar os serviços de água e esgoto no país até 2033, conforme os parâmetros estabelecidos no Marco do Saneamento, aprovado em 2020. “É uma tarefa muito complexa, são diversos Brasis dentro do Brasil”, disse.

O presidente da ABAR lembrou ainda o papel diferenciado exercido pelas agências reguladoras na estrutura institucional brasileira. “A agência reguladora não é elaboradora, mas implementadora de políticas públicas. Como órgão de estado, somos apartidários e nossa preocupação é com o Brasil, com a universalização e com o futuro das crianças do nosso país”, afirmou Benevides.

O presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Alceu Guérios Bittencourt, afirmou que a abrangência dos eixos temáticos que organizaram os debates no evento reflete a entidade ampla que a ABES sempre foi. “Como entidade mais antiga do setor, aqui é onde todos os segmentos convivem”, afirmou. Segundo Bittencourt, foi a edição mais ampla da história do Congresso. As discussões se dividiram em 60 painéis. O presidente da ABAR foi um dos palestrantes convidados para o “Painel das Entidades: agenda do setor”, no último dia do evento.

Autoridades presentes

Além do presidente da ABAR, Vinícius Benevides, do presidente da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, também participaram da mesa de abertura do evento, no último dia 21/5, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, o secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Carvalho de Melo, e o secretário Turismo do Distrito Federal sede do Congresso ABES 2025), Cristiano Araújo.