ABAR promove Câmara Técnica de Saneamento, em São Paulo

1220

Entre os dias 10 e 11 de março, representantes de agências reguladoras de todo o País e técnicos de entidades ligadas à área de saneamento estiveram presentes na CTSan-ABAR

Vinte e quatro Agências Reguladoras e cerca de 80 participantes estiveram presentes na XXIII Reunião da Câmara Técnica de Saneamento Básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) nesta edição promovida pela Arsesp, em São Paulo. Entre os dias 10 e 11 de março, representantes de agências reguladoras de todo o País e técnicos de entidades ligadas à área de saneamento básico discutiram e apresentaram temas de suma importância para um assunto de interesse mundial: saneamento básico.

Ao abrirem os trabalhos, o Presidente da Arsesp e Coordenador da CTSan-ABAR, José Bonifácio de Amaral Filho, e Fábio Augusto Alho da Costa, Presidente da ARSAM (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas) e da ABAR, destacaram a importância de um evento como a Câmara Técnica. Segundo Bonifácio, “a troca de experiências entre as agências brasileiras é imprescindível para regular e fiscalizar o saneamento no País”, afirmou.

No primeiro dia, o evento recebeu grupos técnicos que abordaram os temas: Qualidade da Água, coordenado por Luiz Antônio (ARSESP/SP) e Crise Hídrica, coordenado por Kátia Muniz Côco (ARSI/ES). O tema Resíduos Sólidos Urbanos também esteve na pauta e foi coordenado por Pedro Pequeno (AGENERSA/RJ).

No segundo dia, o grupo técnico Apoio Jurídico foi coordenado por Carlos Roberto (ARESPCJ/SP), com o tema: Responsabilidade dos reguladores por problemas na qualidade da prestação dos serviços. Drenagem Urbana entrou na sequência com palestra de Marcos Montenegro (ADASA/DF), com o assunto: Manejo e Drenagem Urbana. Ana Valéria Borges (ARSBAN/RN) falou sobre Planos Municipais de Saneamento Básico no Brasil, e Ingrid Reis do Nascimento (ARSBAN/RN), apresentou pesquisa sobre a Operacionalização de um método de análise da vulnerabilidade socioambiental à contaminação do Sistema de Abastecimento de

Água de Natal, grupo foi coordenado por Agnes Bordoni Gattai (ARSESP/SP).

Também estiveram presentes como palestrantes Dra. Alexandra Facciolli Martins, promotora do GAEMA-PCJ, Renatha Robertha Petrone Nogueira (ARSESP/SP); Volney Zanadi Junior, Coordenador de Administração da ANA; o professor Marcelo Motta Veiga, phd (FIOCRUZ); a consultora Maria Luiza Granziera; e Camila Elena Musa Cruz (ARSESP/SP), esteve como coordenadora do grupo Tarifas. A próxima reunião da Câmara Técnica de Saneamento será nos dias 12 e 13 de maio, em Vitória/ES.

Documentos/Arquivos

Ct Abar Sp Reduzida

Gt Crise Hidrica Ctsan Abar Marco 2016 Sp

Ms-2914 Reunião Ctsan Sp 10 11 Março

Plano De ContingêNcia Vale Do Paraíba 10 03 2016

Regulação E Sistemas De Tramento Individuais Abar

Ct Abar Sp Reduzida

Gt Crise Hidrica Ctsan Abar Marco 2016 Sp

Ms-2914 Reunião Ctsan Sp 10 11 Março

Plano De ContingêNcia Vale Do Paraíba 10 03 2016

Regulação E Sistemas De Tramento Individuais Abar