ABAR renova diretoria

1836

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) aprovou, em assembleia realizada na última terça-feira (30/5), a indicação de novos nomes que passarão a integrar a diretoria. As substituições foram motivadas pela saída dos diretores de suas respectivas agências. Fernando Franco, por exemplo, anunciou que deixará o posto de vice-presidente Nordeste/ABAR devido ao término de seu mandato como conselheiro da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), previsto para ocorrer até o fim do mês.

A diretoria da ABAR homenageou Fernando Franco, que ocupou a presidência da ABAR entre os anos de 2018 e 2022 e hoje encerra um período de oito anos no meio da regulação. Diversos membros da diretoria fizeram questão de registrar suas homenagens publicamente, durante a despedida de Franco, entre eles o presidente da ABAR, Vinícius Benevides. “Quero dizer que você (Fernando Franco) foi, é e sempre será uma pessoa muito importante para a regulação no Brasil. Acompanhei algumas de suas batalhas, lutando sempre o bom combate e com muita fé”, afirmou.

Com o fim do mandato de Severino Otávio à frente da Agência de Regulação dos Serviços Delegados do Estado de Pernambuco (ARPE), o diretor de Regulação Econômico e Financeira da Agência, Fred Maranhão, assumiu a vaga como membro titular da diretoria.
“Queria registrar o gesto de desprendimento do presidente Severino de renunciar à representação na ABAR e indicar meu nome para retornar a esse convívio na associação. Queria registrar também a confiança que o presidente Severino Otávio teve no meu nome”, afirmou Maranhão.

Com as vacâncias na diretoria, o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Mato Grosso (AGER-MT), Luis Alberto Nespolo, passou a ser membro titular. Até então, Nespolo ocupava uma vaga na diretoria como suplente. “Agradeço muito a confiança e espero corresponder”, afirmou Nespolo.

Despedida

Apesar da saída de Fernando Franco da diretoria, o estado do Ceará manterá representação na diretoria, com a aprovação do nome do diretor da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Paulo Henrique Lustosa, para a diretoria, na condição de suplente. “Fico muito lisonjeado pela indicação a compor a diretoria da Associação. Queria agradecer ao presidente Vinícius e ao meu amigo e conterrâneo Fernando Franco, que foi quem me instigou e desafiou a participar desse movimento”, afirmou Lustosa.

Para outra vaga de diretor suplente, foi aprovado o nome do Conselheiro Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP), Murilo Provençano dos Reis Leal. O diretor da agência fluminense também será o coordenador da Câmara Técnica de Transportes e Logística (CTTRANS), por causa da saída do diretor da Luiz Afonso Senna da diretoria da ABAR e da presidência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).