ANA faz manobras no rio Verde Grande e pede ajuda da população

641

A Agência Nacional de Águas (ANA) fará intervenções no rio Verde Grande, no município de Jaíba (MG), entre os próximos dias 2 e 6 de julho utilizando substância (traçador) verde fluorescente que poderá alterar a cor do rio neste período. O objetivo da manobra é identificar o destino da água perdida em dois sumidouros existentes no leito do rio. A substância a ser utilizada não é tóxica e não causará danos à saúde humana, dos animais e das plantas.

Os sumidouros de água são canais subterrâneos que fazem com que água saia do leito do rio. Essas perdas afetam fortemente a economia da região de Jaíba, em especial a agricultura irrigada. A correta quantificação e mapeamento dessas perdas visa à compreensão do fenômeno e à boa gestão dos recursos hídricos.

Para o estudo será necessário o uso de substância que acompanhará o fluxo da água no subsolo. Seguindo o seu fluxo natural, essa água poderá surgir em outros locais, como poços e outros rios, mas a população poderá ficar tranquila porque o material não é tóxico. Além disso, a água que abastece as casas do município de Jaíba é captada pela Copasa em local que não abrange a pesquisa, portanto, não será alterada.

Caso algum morador da região identifique alterações na cor da água no rio, ribeirão ou poço em sua propriedade, este deverá comunicar imediatamente à ANA.

0 número de contato gratuito é 0800 725 2255. O contato também pode ser por email: cofiu@ana.gov.br, ou por whatsapp: (61) 991161167 ou (38) 98831 8909.

A manobra foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Jaíba nesta segunda-feira.