ANCINE apresenta mercado brasileiro de cinema para investidores estrangeiros na CinemaCon em Las Vegas

523

O diretor-presidente da ANCINE Christian de Castro participou nesta segunda-feira, 23 de abril, da CinemaCon 2018, oitava edição do evento que é considerado a maior e mais importante convenção internacional do mercado de exibição cinematográfica. Em palestra na manhã da programação do chamado Dia Internacional do evento, o diretor-presidente fez uma apresentação na qual explicou o papel da Agência no crescimento continuado do mercado brasileiro de cinema e falou sobre os planos de sua gestão para os próximos anos.

“O cinema brasileiro tem apresentado um grande crescimento nos últimos 20 anos e tudo indica que continuaremos neste ritmo acelerado”, afirmou Christian, que chamou atenção para a recuperação do parque exibidor no País, que após um momento de grave crise nos anos 1990 voltou a superar o número de 3 mil salas, patamar que possuía na década de 1970. Essa expansão do circuito se deu por conta das diversas políticas promovidas pela ANCINE, com destaque para as linhas de financiamento do FSA e para o RECINE – Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica, que desonera os tributos para as operações de aquisição no mercado interno ou de importação voltadas à implantação ou a modernização de salas de cinema.

Segundo Christian, apesar de números a serem celebrados, ainda há um grande trabalho a ser feito, já que menos de 10% dos municípios brasileiros contam hoje com salas de cinema. O dado demonstra uma demanda reprimida, sinalizando forte potencial de crescimento e consequentemente um bom cenário de oportunidade para investimentos. Christian fez questão de destacar ainda o papel de grandes players como a Cinemark, Cinépolis, Kinoplex e Centerplex, e também a força dos exibidores independentes, muito importantes para a expansão do parque exibidor rumo aos pequenos e médios municípios brasileiros.

Como tem feito desde que assumiu a Agência, o diretor-presidente reafirmou alguns dos principais objetivos de sua gestão, como o foco na simplificação dos procedimentos para consequentemente reduzir a carga burocrática da ANCINE, proporcionando segurança jurídica e possibilitando assim um ambiente mais propício para a atração de investimentos privados no setor.

Diversos executivos do setor de exibição no Brasil prestigiaram a apresentação, como Marcelo Bertini, presidente da Cinemark no país; Luiz Gonzaga, presidente da Cinépolis no Brasil; Luiz Severiano Ribeiro, presidente da Kinoplex; Marcos Araújo, presidente do Grupo Araújo; Márcio Eli, diretor da Centerplex; e Marcos Barros, presidente da CineSystem, entre outros.