Aneel celebra 25 anos em cerimônia marcada por memórias e homenagens

372
Uma das primeiras agências reguladoras do País, Aneel reuniu parceiros, colaboradores e ex-dirigentes / Foto: Aneel

Presidente da ABAR, Vinícius Benevides foi um dos convidados da celebração

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) celebrou, no último dia 2 de dezembro, 25 anos de existência. Uma das primeiras agências reguladoras federais criadas no País, a Aneel marcou suas “bodas de prata” com uma solenidade na tarde da quinta-feira (1°), que contou com a presença de dirigentes e ex-dirigentes, servidores e colaboradores da agência, além de outros convidados.

O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e relembrou momentos marcantes da história da Aneel. A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), entidade à qual a Aneel é associada, foi representada na solenidade pelo presidente Vinícius Benevides.

Participaram também da cerimônia o Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o Ministro do TCU Benjamin Zymler; o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Hailton Madureira; e o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (por meio de vídeo).

“Foi com muita emoção que assisti ao evento comemorativo de 25 anos da criação da Aneel”, declarou o presidente Vinícius Benevides. “Participei do grupo que elaborou as bases conceituais de criação da Aneel e estive por alguns anos na agência. É um sentimento de orgulho ver que ela se transformou num exemplo de agência. Parabéns a todos que construíram a bela história da Aneel.”

Benevides lembrou que a Aneel é uma das duas agências reguladoras que já ganharam o Prêmio ABAR. “A Aneel sempre participou ativamente das atividades da ABAR. Atualmente, um dos seus diretores, o Ricardo Tili, compõe a nossa diretoria”, disse.

Após a cerimônia, o presidente da ABAR cumprimentou Sandoval Feitosa, e demais dirigentes da agência / Foto: Aneel

CELEBRAÇÃO E REENCONTRO

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, deu início aos trabalhos agradecendo a presença de todos e cumprimentando as autoridades presentes. “É com imenso orgulho que felicito a agência por seus 25 anos. Estendo essa felicitação a todos os servidores e colaboradores, que são parte fundamental do que estamos celebrando hoje”. Feitosa pontuou ainda marcos históricos alcançados pela agência e a solidez da instituição.

Feitosa e os diretores Ricardo Tili, Fernando Mosna, Hélvio Guerra e Alessandro Cantarino entregaram medalhas comemorativas ao ex-Ministro de Minas e Energia, Raimundo Brito; ao primeiro Diretor-Geral da Agência, José Mario Abdo; à servidora Gilma Passos; aos servidores Paulo Richard, Júlio Louzada e José Carlos Aleluia, que foi deputado federal e relator, na Câmara, do projeto de lei de criação da Aneel.

Após a entrega das medalhas, o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, cumprimentou os atuais e os ex-dirigentes da Aneel, e dedicou especial atenção ao ex-ministro de Minas e Energia Raimundo Brito, com quem trabalhou na época da criação da agência. “Depois de 20 anos, foi uma imensa alegria reencontrar o ex-ministro Raimundo Brito. Foi sob seu comando que trabalhamos na criação da Aneel”, comentou.

Vinícius Benevides reencontrou o ex-ministro Raimundo Brito, com quem trabalhou na criação da Aneel / Foto: ABAR

Exaltando a diversidade do corpo técnico da casa, o evento foi inteiramente apresentado por servidores e colaboradores, que formaram duplas ao longo da solenidade. Após a solenidade, dirigentes, servidores, colaboradores e convidados foram recebidos, no salão do CICB, em um coquetel comemorativo da data.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Aneel