ANEEL reúne Reguladores de Energia dos Países de Língua Portuguesa

436
Imagem: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL sediou nesta segunda-feira (21/5) a XI Conferência da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop). O encontro reuniu 22 representantes de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe para debater melhores práticas do setor energético de cada país e seus respectivos desafios para o aperfeiçoamento da regulação do setor.

Na abertura da reunião, o diretor da ANEEL André Pepitone da Nóbrega reforçou o protagonismo da Relop para o desenvolvimento do arcabouço regulatório das 11 instituições dos seis países associados. “Apesar das especificidades de cada país, suas diferenças culturais e socioeconômicas, os países membros da Relop têm conseguido, a partir dessa estrutura de cooperação, resultados positivos em prol da estabilidade regulatória do setor energético”.  

O diretor Tiago Correia deu boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do evento para o desenvolvimento de melhores instrumentos e plataformas de regulação a partir da troca de experiências.

Guilherme Mavila, presidente da Relop, destacou a importância do encontro como um marco dos 10 anos de criação da associação. Mavila falou ainda sobre a escolha do tema do encontro deste ano “desenvolvimentos tecnológicos e regulatórios no setor elétrico”, enfatizando que a complexidade das mudanças tecnológicas, as questões ambientais e o cenário adverso da economia mundial se colocam como os principais desafios dos reguladores. “O quadro descrito demonstra sem dúvidas que a qualidade institucional e regulatória é determinante para uma resposta cabal e bem-sucedida das questões que nos preocupam no setor”, afirmou.

Leia mais aqui.