AO VIVO! Acompanhe a transmissão do ERSAN 2023 no canal da ABAR no YouTube

Encontro reforça compromisso da regulação com evolução do saneamento

144

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) transmite ao vivo na manhã desta terça-feira (17/10) a edição 2023 do Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Íbero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa (ERSAN), que acontece em São Paulo. A transmissão começa a partir das 9 horas, com a presença do presidente da ABAR, Vinícius Benevides, e do diretor-geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), Dalto Brochi.

O diretor-geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), Dalto Brochi, relembra as experiências a que teve acesso em edições anteriores do ERSAN ouvindo reguladores de países distantes do Brasil, principalmente da África, como Angola, Cabo Verde e Moçambique.

“Com a apresentação de dificuldades referentes a uma região ou país específico, vemos que outro país já passou pela mesma situação que enfrentamos. Temos a chance de vislumbramos uma solução ao ter contato com vivenciadas em outras realidades”, diz Dalto Brochi. O dirigente máximo da Ares-PCJ, que também é diretor da ABAR, será o moderador do primeiro painel do evento, sore a regulação econômica dos serviços de saneamento, a partir das 9h15.

Universalização

Presente a todas as edições do Encontro, iniciado em 2018, o consultor português e técnico superior da Câmara Municipal da Horta, no Arquipélago dos Açores, Hugo Pacheco, afirma que o Brasil pode aproveitar de vários casos de sucesso em outros países que estão sendo acompanhados pelas Agências Regulatórias do Brasil, como casos de estudo, para a melhoria do atendimento. O novo marco do saneamento estipulou metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.

“No entanto, a universalização não poderá ser apenas analisada e avaliada pelo ponto vista da acessibilidade física aos serviços, sendo necessário garantir a sustentabilidade económica desses serviços para que possam os mesmos ser mantidos e renovados ao longo da sua existência”, afirmou Pacheco. Além de participar como painelista da primeira mesa, também moderará o painel das 14h15, “Inovação da gestão de resíduos sólidos urbanos”.

Clique aqui para acessar a programação completa do ERSAN 2023.

O evento ocorre na véspera do XIII Congresso Brasileiro de Regulação, que a ABAR promoverá entre 18 e 20 de outubro, também em São Paulo.

Para mais informações, acesse:
https://congressoabar.com.br/ersan/