ARCON registra mais de 900 abordagens nos primeiros dias da Operação Verão

724

No primeiro final de semana da Operação Verão 2017 as equipes de fiscalização da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) registraram cerca de 900 abordagens no modal rodoviário e 10,1 mil pessoas passaram pelos portos e travessias autorizados em Belém e no interior. A Operação, iniciada no sábado, 1º, conta com 65 servidores atuando nos locais onde há um grande fluxo de passageiros no período de férias.

No transporte terrestre, o local com maior movimentação foi Apeú, em Castanhal, por conta das viagens de afretamento, seguido por Marituba, Barcarena e Acará, e pelo Terminal Rodoviário de Belém. Durante o final de semana foram abordados 925 veículos, registrados 282 autos de infração e apreendidos seis veículos de empresas regulares e dois clandestinos. Os problemas mais frequentes foram transporte de passageiro em pé, motorista não cadastrado como auxiliar e parada em local não homologado.

Imagem: ARCON
Imagem: ARCON

As equipes do modal hidroviário estiveram presentes no Terminal Hidroviário de Belém, por onde passaram três mil passageiros durante o período, no terminal de Camará, que recebeu 3,6 mil passageiros, no porto da Henvil, em Belém, onde foram registrados 268 veículos e 994 passageiros, e no porto de Igarapé-Miri, por onde circularam cerca de dois mil passageiros. Nas quatro localidades não foi anotada nenhuma notificação. Na travessia de Marudá/Algodoal, por onde passaram 450 pessoas, os agentes da Arcon-PA solicitaram à tripulação que utilizasse uniformes, dando um prazo de seis dias para a aplicação da melhoria.

Durante o mês de julho a Arcon-PA está promovendo, pela primeira vez, uma grande campanha educativa direcionada aos usuários do transporte intermunicipal, esclarecendo sobre a importância de viajar apenas em veículos regulares e que possuam o selo da Agência. Além de combater o transporte clandestino, a campanha também traz informações sobre os direitos e deveres do veranista ao utilizar o transporte e tira dúvidas sobre o serviço de transporte.