ARSAM monitora nova interligação de rede de gás canalizado no Distrito Industrial

509

A ação realizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), na manhã desta terça-feira (10/04), faz parte da fiscalização do cronograma semanal de obras, para ampliação da rede de dutos e do número de clientes a serem atendidos pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Dessa vez, a interligação ocorreu para atender a uma unidade da rede de hotéis Ibis, localizada na avenida Mandii, Distrito Industrial, zona sul de Manaus.  

A rede de distribuição de gás natural é subterrânea e ao longo de sua extensão possui um sistema completo de sinalização, para que a população e demais concessionárias prestadoras de serviços conheçam sua localização, diminuindo, dessa forma, possibilidades de eventuais danos.

De acordo com o engenheiro Sélvio Picanço, chefe do departamento de regulação de gás da Arsam, o trabalho de fiscalização é, em sua maior pa0rte, relacionado à segurança da rede de distribuição e compreende o monitoramento de todas as fases de implantação, desde a comunicação à população, elaboração do projeto executivo, levantamento de campo, sinalização de obras e soldagem, até a perfuração do solo através do método de furo direcional, uma das mais modernas técnicas de engenharia em perfuração subterrânea, com o objetivo de poupar, ao máximo, a superfície e causar o mínimo de impacto no tráfego da região. “Nosso trabalho é garantir a segurança da rede de GNC. As técnicas utilizadas pela concessionária são equiparadas às mais modernas do mundo, para minimizar as possibilidades de sinistros ou acidentes no seu percurso”, garantiu o engenheiro do órgão fiscalizador.

As obras de expansão e demais melhorias também são acompanhadas pela Arsam nos meses que as antecedem, via planejamentos, projetos e conhecimento de interferências, por meio do Comitê de Obras Públicas Integradas (Copi), criado pela Arsam para reunir órgãos de infraestrutura, operadores e concessionárias e auxiliar, através da troca de informações a identificação de obras que poderão ser realizadas ao mesmo tempo e espaço geográfico, minimizando os impactos estruturais em vias urbanas e evitando o desperdício de recurso público.

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) é uma sociedade de economia mista, constituída pela Lei Estadual n.º 2.325, de 08 de maio de 1995, concessionária estadual que tem exclusividade para a exploração dos serviços de distribuição e comercialização de gás natural canalizado no Amazonas. Atualmente, a Cigás possui 103 clientes contratados, dos quais apenas 60 estão em operação, dentre usinas térmicas, postos de Gás Natural Veicular – GNV, indústrias, comércios e residências.