ARTESP é premiada entre as 100 empresas mais inovadoras na área de TI com o Rodovírtua, óculos de realidade virtual que simula situações de risco ao volante

702

Pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está no ranking das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI no país. O estudo anual é feito pela IT Mídia, em parceria com a PwC, que classifica e premia os projetos mais inovadores no uso de Tecnologia da Informação (TI) por categoria de mercado. A Artesp entrou no ranking “100+ Inovadoras no Uso de TI” com o projeto “Rodovírtua” – óculos de realidade virtual carregados com vídeos que simulam situações de risco ao volante. Ao passar pela experiência, a pessoa sente-se como se estivesse dentro do filme, e vivencia a ação como um motorista que adota comportamentos de risco e passa por situações arriscadas ao volante. A premiação foi entregue na noite da última terça-feira (7/11) e o projeto ficou em segundo lugar na categoria “Setor Público”.

Atualmente os óculos estão carregados com filmes que abordam duas situações arriscadas, porém ainda comuns no trânsito: o uso de celular ao volante e a perigosa combinação de álcool e direção – comportamentos para os quais a Artesp busca aumentar a conscientização dos condutores. Os filmes abordam a participação do fator humano, sempre presente nos acidentes de trânsito, por isso a importância de atuar com foco no comportamento dos motoristas. O Rodovírtua é projeto desenvolvido pela Artesp em parceria com o DER/SP – Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo. “Temos que ser criativos e inovadores para impactar as pessoas em meio a tanta informação e estímulo que recebemos diariamente. Vimos que o Rodovírtua tem se mostrado uma ótima ferramenta, principalmente nas cidades menores onde os óculos de realidade virtual e filmes em 360º ainda não são muito difundidos, o que desperta o interesse do público”, avalia Elizabeth Alves, superindentente de comunicação da Artesp que esteve à frente do desenvolvimento dessa ação.

Desde janeiro, mais de 20 mil pessoas em 54 municípios já foram impactadas pelas ações educativas que a Artesp realiza com o equipamento por meio de parcerias com Prefeituras, escolas, universidades, postos de combustível e serviços, empresas privadas, concessionárias de rodovias e shoppings, entre outras instituições. Interessados em realizar eventos com atividades do Rodovírtua podem fazer a solicitação através do e-mail artesp@artesp.sp.gov.br, informando o local da ação, o público estimado e a data pretendida.

Leia mais aqui.