Associadas ABAR participam de Exercício Guardião Cibernético 5.0

63

O Exercício Guardião Cibernético 5.0, maior simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul, começou na segunda-feira (2/10) em Brasília com a participação de associadas à Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS-SC), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) fazem parte do conjunto de 150 organizações que participam do evento.

Conduzido pelo Exército Brasileiro, o evento acontecerá até a próxima sexta-feira (6/10), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília. De acordo com a Agência Marinha de Notícias, o exercício promove a integração das Forças Armadas ao governo, setor privado e meio acadêmico, simulando um ambiente realista de ataque, defesa e proteção virtual a estruturas críticas de energia, águas, finanças, nuclear e de telecomunicações.

Composto também por militares da Marinha do Brasil (MB) e Força Aérea Brasileira (FAB), o evento tem a participação de mais de um total de 1.100 pessoas, que pertencem a agências e empresas nacionais e internacionais de setores da economia, além de órgãos parceiros e instituições acadêmicas. O objetivo é aperfeiçoar a resiliência cibernética do Brasil por meio da integração institucional.