Câmaras Técnicas da ABAR se reúnem pela primeira vez com nova composição

Diretoria aprovou a implantação de dois novos blocos na estrutura de duas Câmaras Técnicas: a Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social (CTJI-GCS) e a Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan)

381

As Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) farão, na próxima semana, as primeiras reuniões desde que uma decisão da diretoria, aprovada na reunião realizada em 31/8, implantou dois novos blocos na estrutura de duas Câmaras Técnicas. As mudanças dizem respeito à Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social (CTJI-GCS) e à Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan).

O coordenador do bloco de Controle Social, Governança e Ouvidoria da CTJI-GCS é Luís Alberto Nespolo, que também é presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER-MT). O antes coordenador da CTJI-GCS, Dalto Favero Brochi, que é diretor geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), será coordenador do bloco de Assuntos Jurídicos e Institucionais.

De acordo com o coordenador do novo bloco implantado na CTJI-GCS, Luís Alberto Nespolo, a medida vai contribuir para o avanço da capacidade institucional das agências regulatórias, favorecendo o controle social a partir da transparência dos seus atos. “Sabemos que os principais pilares de uma agência reguladora tratam de efetividade regulatória, controle social e integridade. Temos trabalhado todos os conceitos e esperamos, nos próximos meses, contribuir firmemente para a evolução desse importante pilar do tripé que sustenta a efetividade regulatória no Brasil e no mundo”, afirmou.

A diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), Laura Serrano, será coordenadora do bloco de Água e Esgoto da CTSan. Serrano agradeceu à diretoria e ao presidente da ABAR, Vinícius Benevides, pelo convite e disse sentir-se honrada por assumir a nova função. “Acredito que essa é a nossa principal diretriz como entes reguladores catalisadores do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Pretendo continuar a trilhar os caminhos tão bem conduzidos sob a coordenação da Kátia Côco e espero estar à altura do excelente trabalho realizado até agora e dos desafios que virão”, afirmou, em referência à ex-coordenadora da CTSan que a precedeu.

A outra coordenação da CTSan, dedicada a drenagem, resíduos sólidos e recursos hídricos será exercida interinamente pelo presidente da ABAR e diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Benevides.

A próxima reunião da CTJI-GCS será na terça-feira (26/9), a partir das 9 horas, com a seguinte pauta.
https://abar.org.br/wp-content/uploads/2023/09/CTJI-PAUTA.pdf

Clique aqui para se inscrever.

A próxima reunião da CTSan será na quinta-feira (28/9), a partir das 9 horas, com a seguinte pauta.
https://abar.org.br/wp-content/uploads/2023/09/CTSan-PAUTA.pdf

Clique aqui para se inscrever.