Linguagem simplificada no ambiente regulatório

855

A simplificação da linguagem na comunicação das agências reguladoras com seus diferentes públicos foi o tema abordado durante mais de uma hora no webinar “Linguagem simplificada no ambiente regulatório”, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) na terça-feira (6). O desafio de proporcionar a todos os públicos o acesso a informação simples, clara e direta sobre os atos e decisões dos entes reguladores, de forma a ampliar a transparência e a participação social na atividade regulatória, foi a questão central do debate.

A jornalista Sílvia Vivona, a bióloga e educadora Taciana Neto Leme,  e a antropóloga e consultora Samira Bevilaqua apresentaram uma breve história e os principais conceitos da chamada Linguagem Simples e compartilharam experiências de implementação desta técnica no âmbito de suas agências. O encontro foi moderado por Carlos Roberto de Oliveira, diretor da Ares-PCJ e secretário executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social (CTJI-GCS) da ABAR.

Ex-Ouvidora e Superintendente de Relações Institucionais na Arsesp, Samira desenvolve atualmente pesquisas que envolvem investigação social, relacionamento com a sociedade, resolução de conflitos e interface entre instituição e sociedade civil. Em sua palestra, ela abordou história e conceito da Linguagem Simples e a sua importância para o aumento da participação social no ambiente regulatório.

Sílvia Vivona, responsável pela Assessoria de Imprensa da Gerência de Comunicação Social da Arsesp e coordenadora do programa Linguagem Simples, apresentou as etapas da implementação do programa na agência, com atividades desenvolvidas para conquistar a adesão dos servidores e também para simplificar a comunicação com os diferentes públicos externos da Arsesp.

Taciana Neto Leme falou, em sua palestra, da experiência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na implementação do “Projeto Hidrologiquês: Linguagem Simples”, do qual é coordenadora. Responsável pela criação do Laboratório de Inovação da autarquia, Taciana liderou, entre outras iniciativas, o projeto de inovação em linguagem simples implementado na agência.

Assista à íntegra do webinar