Parceria entre agricultores e co-agricultores tem espaço exclusivo na sede da Adasa

706

Na terça-feira, 31, começou a funcionar na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) o Ponto de Convivência das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA). O espaço, na sede da Adasa, no antigo prédio da Rodoferroviária, é resultado da iniciativa de um grupo de funcionários para apoio ao desenvolvimento rural sustentável e solidário por meio da organização de duas CSA, a Brotos D´água e a CSA Bela Vista.

A aproximação de agricultores e consumidores, ou co-agricultores, garante apoio contínuo à produção e, por correspondência, o abastecimento das famílias com produtos saudáveis e de qualidade. Por meio das CSA, duas famílias de agricultores do assentamento da reforma agrária Oziel Alves III, em Planaltina, se comprometem com o fornecimento periódico de alimentos. E os co-agricultores se tornam parceiros no cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos.

“Saber a qualidade do produto, conhecer a terra, ajudar a colher, saber que é um produto sadio, tudo isso faz diferença na forma como o co-agricultor se relaciona com o alimento”, avalia o agricultor Sandro da Silva, que integra uma das duas comunidades que tem os funcionários da Adasa como parceiros. Conforme o combinado entre agricultores e co-agricultores, semanalmente os funcionários da Adasa integrantes da comunidade recebem cesta com no mínimo dez produtos, cultivados conforme a agroecologia. Cada família de consumidores participante da parceria desembolsa, por mês, o valor de uma cota. Mensalmente, a CSA arrecada recursos suficientes para custear a produção e garantir uma renda fixa mensal para cada família de agricultor.

Para comemorar o novo espaço, co-agricultores e agricultores das duas comunidades ofertaram aos funcionários da Adasa sucos de frutas colhidos das terras das suas CSA. “Essa é oportunidade dos interessados nesse modelo de produção conhecerem os produtos e os membros das duas comunidades organizadora do evento”, comenta a organizadora do evento e funcionária do Serviço de Gestão de Pessoas (SGP) da Agência, Marcela Palma. A Brotos D’Água e a Bela Vista podem fornecer 36 cotas semanais, das quais nove estão em aberto.

Interessados em informações devem remeter mensagem para a3@adasa.df.gov.br .

 

Fonte: Adasa