ABAR prepara programa de capacitação internacional para agências brasileiras

LIS-WATER e ABAR firmaram um Memorando de Entendimento em 2018, que possibilitou iniciar elaboração do programa de capacitação na área de saneamento apresentado na reunião de diretoria

701

Reguladores de agências brasileiras podem ser selecionados para participar de um programa internacional de formação para profissionais de agências de água e saneamento básico que está sendo preparado pela ABAR em conjunto com o Centro Internacional de Lisboa para a Água (LIS-Water). O centro de excelência sem fins lucrativos dedicado às políticas públicas, regulação e gestão de serviços de água e recursos hídricos associados é parceiro da ABAR desde dezembro de 2018. Uma apresentação do curso foi feita aos vice-presidentes e diretores da ABAR que participaram da reunião da diretoria, realizada por videoconferência na manhã da última terça-feira (14/3), sob a condução do presidente da ABAR, Vinícius Benevides.

O curso se divide em 16 módulos e cobre 100 horas/aulas, com direito a acesso remoto e encontros virtuais para debate. O conteúdo, prático, com aplicação em estudo de caso, inclui a apresentação de cases internacionais, agenda regulatória, ações de benchmarking e planos de ação para melhoria dos serviços prestados pelas agências. O programa permite sessões de brainstorming e trocas de experiências, além da mentoria de especialistas mundiais no setor. A participação no programa garante aos alunos acesso a plataformas digitais sobre regulação, como a WaterGov Platform e a Training and Exchange Platform, além de publicações e indicações de boas práticas na área de saneamento básico e água.
De acordo com o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, LIS-WATER e ABAR firmaram um Memorando de Entendimento em 2018. O acordo possibilitou iniciar em 2022 entendimentos para a elaboração do programa de capacitação na área de saneamento que foi apresentado na reunião de diretoria.

Representou a LIS-WATER na ocasião o presidente da instituição, Jaime Melo Baptista, que presidiu entre 2003 e 2015 a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal. A LIS-WATER já formou mais de 200 reguladores de 20 países no seu programa REG WAS e pretende agora oferecer seus serviços a agências brasileiras. A ABAR e o centro português agora buscam viabilizar uma forma de financiar o programa de formação. Em ocasiões anteriores, o programa REG WAS recebeu financiamento de instituições internacionais de desenvolvimento para formar reguladores em 14 países da América Latina.

CAPACITAÇÃO
Durante a reunião, também foi apresentado o calendário de formação da ABAR, com os treinamentos e eventos de capacitação previstos até o fim do ano. Fazem parte da programação para 2023 cursos e webinars, que são em sua maioria gratuitos para os associados da ABAR, de acordo com o presidente da entidade, Vinícius Benevides. Desde o início do ano, as duas capacitações realizadas atraíram cerca de 130 participantes. “No ano passado, a ABAR ofereceu 27 cursos e diversos Webinars que tiveram cerca de 4.000 inscritos”, disse Benevides.

CONGRESSO
Ainda na reunião da diretoria, vice-presidentes e membros da diretoria conheceram os detalhes sobre o atual estágio de preparação do maior evento de regulação da América Latina. Os dirigentes aprovaram o chamado book comercial do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e EXPOABAR, publicação usada na apresentação dos eventos para captação de patrocínio. Foram detalhadas as formas de participação das agências associadas durante o evento, assim como as modalidades de patrocínio disponíveis e as respectivas contrapartidas reservadas a cada cota.

O presidente da ABAR, Vinícius Benevides, deu as boas-vindas ao novo membro da diretoria, vice-presidente da Região Sudeste e diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), Marcos Lopomo. A ARSESP é uma das três agências anfitriãs do evento, ao lado da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).