Serviço da ARTESP ao usuário das rodovias concedidas registra 461 atendimentos gratuitos por dia

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O atendimento ao usuário é um dos diferenciais das estradas paulistas. Diariamente são realizados 461 atendimentos emergenciais, em média, nas rodovias estaduais paulistas sob concessão. Isso corresponde a uma média de 19 ocorrências por hora. Em 2016, foram registradas 39% a mais de ocorrências em comparação ao ano anterior. Do total de registros de 2016, o menor número foi de atendimentos médicos: 62.840 casos, seguidos por socorro de guincho (368.207) e socorro mecânico (376.690). Completam o total de atendimentos realizados pelas 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas mais 877.578 ocorrências de natureza diversa, registradas a partir de inspeções regulares na pista.

Nos 6,9 mil quilômetros de rodovias paulistas sob concessão, os atendimentos são gratuitos, custeados através da receita da tarifa de pedágio, e não se limitam aos acidentes. No atendimento médico, onde o tempo pode significar vida ou morte, a agilidade é fundamental. O socorro médico emergencial nas rodovias paulistas deve chegar em até 10 minutos no local da solicitação. Para garantir esse padrão de atendimento, as concessionárias dispõem de 147 ambulâncias para socorros em toda a malha concedida.

Os inspetores de tráfego que circulam nas rodovias estão habilitados a auxiliarem na troca de pneus (o usuário pode solicitar ajuda pelo 0800 da concessionária ou em um dos call boxes instalados a cada 1km da rodovia). Além disso, o socorro também pode ser acionado diretamente pelo Centro de Controle Operacional das administradoras das rodovias. Nos CCOs equipes acompanham qualquer ocorrência por câmeras que cobrem a malha rodoviária estadual, além de veículos operacionais que circulam 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando o tráfego.

Sempre que ocorrer um imprevisto na rodovia, o usuário deve seguir algumas recomendações de segurança. A primeira medida é parar o veículo em local seguro e comunicar à concessionária, que acionará o atendimento gratuito ao motorista. O motorista deve ser cauteloso não apenas durante o percurso, mas antes mesmo de sair de casa. É importante verificar freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus, o nível da água, documentos e equipamentos obrigatórios. O veículo deve estar em perfeito estado, a fim de garantir uma viagem tranquila.

 

Fonte: ARTESP