XIII Congresso da ABAR: universalização do saneamento é a principal agenda do setor

Painel mediado pelo presidente da ABAR, Vinícius Benevides, tratou de financiamento, infraestrutura e desafios da área

156

Realizado no primeiro dia do XIII Congresso da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (ABAR) o painel “Agenda do Setor de Saneamento” envolveu as principais entidades públicas e privadas ligadas ao setor de saneamento básico no Brasil trouxe como grande pauta do segmento a universalização dos serviços à população. A oferta de serviços de água e esgoto para toda a população brasileira é uma demanda crítica do país há décadas e, na visão dos dirigentes que participaram do debate, o momento é de acelerar as ações.

“Precisamos aproveitar o momento que estamos vivendo e atingir a tão sonhada universalização. Só atingiremos essa meta com regulação forte, com controle social e política tarifária que atenda às necessidades dos nossos serviços”, disse Aparecido Hojaij, diretor financeiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE).

Na mesma linha de ampliar o acesso aos serviços de saneamento no Brasil, Percy Soares Neto, diretor-executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), destacou que a entidade tem trabalhado em agendas institucionais para melhorar os fluxos de financiamento do FGTS para o setor.

“Estamos trabalhando com a Caixa Econômica Federal no âmbito do programa Saneamento para Todos”, exemplificou Soares Neto, antes de ressaltar a importância das operadoras de serviços de saneamento e toda a cadeia do setor estreitarem cada vez mais o diálogo em busca da ampliação dos serviços no país.

O painel foi mediado pelo presidente da ABAR, Vinícius Benevides, e contou ainda com a participação de Alceu Guerios Bittencourt, presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Luís Antônio Almeida Reis, presidente da Companhia de Saneamento do Distrito Federal e membro da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes, presidente da ABRHidro, Estela Testa, presidente Sindesam e do Conselho de Saneamento da Abimaq, e José Eduardo Gobbi, representante da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).

O XIII Congresso da ABAR segue até sexta-feira (20). Clique aqui para acessar a programação completa do evento.

SERVIÇO
XIII Congresso Brasileiro de Regulação
Data: De 18 a 20/10/2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, 5º andar. Rua Frei Caneca, 569 – Bairro Consolação. São Paulo/SP.